O Tempo

"As coisas mudam no devagar depressa dos tempos" (Guimarães Rosa)

"A vida é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo" (Victor Hugo)

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo" (Saramago)

Twitter de Frei Beto

Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Currículo

Aprenda a fazer o seu currículo.

Você quer trabalhar, ganhar um dinheiro extra? Então o primeiro passo é elaborar o seu currículo. Esse substantivo, tão comentado, é um resumo dos seus dados pessoais, formação educacional e habilidades.

A escolha do conteúdo e a forma de apresentação exigem alguns cuidados já que, na maioria das vezes, o currículo vai chegar até o seu futuro empregador muito antes de você. Ele é o seu cartão de visitas.

Para o professor Francisco Tadeu, Diretor Geral de Avaliação da Secretaria Estadual de Educação, o currículo precisa ser muito bem feito:

- Ele é a melhor forma do candidato chamar a atenção para os seus pontos fortes, contar um pouco sobre a sua história e demonstrar interesse em trabalhar. É a maneira ideal de pleitear e obter um emprego.

Como começar ?

Redigir o seu currículo não é difícil, mas é necessário que algumas regras básicas sejam seguidas como, por exemplo, optar por um conteúdo resumido e organizado, colocando apenas o essencial para chamar a atenção de quem vai marcar as entrevistas com os candidatos.

Ele não pode ser escrito a mão, deve ser digitado. Logo no início, especifique a área em que pretende trabalhar. Em seguida, coloque o seu nome, endereço, telefone e e-mail. Esses dados é que vão garantir que o candidato seja localizado rapidamente. No caso de telefones de recado, não se esqueça de explicar para a pessoa que vai atender as ligações sobre a importância das mensagens que podem chegar para você.

Agora, caso já tenha trabalhado antes, chegou a vez das informações sobre a sua experiência profissional. Elas devem seguir a ordem decrescente, começando pelo último emprego, depois o penúltimo e assim por diante.

Por fim, coloque a sua formação escolar. Não é necessário detalhar toda a sua vida estudantil: basta colocar a série e a escola onde você está cursando ou terminou o Ensino Médio. Outros cursos feitos, como os de informática ou técnicos profissionalizantes, que possam interessar também devem ser relacionados, mas lembre-se sempre de dar informações corretas. Nem pense em mentir, pois tudo será checado.

Dados como números de identidade, de CPF ou de título de eleitor não precisam ser citados.

Outras dicas são usar frases curtas, evitar adjetivos - ótimo, muito bom, maravilhoso, excelente - e não escrever com letras muito pequenas. Use corpo 12 e escolha uma fonte clara e fácil de ler, como Arial ou Verdana. Imprima em papel formato A4, na cor preta. Nada de desenhos, gravuras, ilustrações. Evite também as molduras e bordas.

Vale lembrar que erros de ortografia, de gramática ou digitação são terríveis. Logo, não se esqueça de revisar o seu texto com muita atenção.

Tudo pronto,é hora de enviar o seu currículo: pelo correio, e-mail ou fax. Para descobrir a forma mais indicada, vale ligar para a empresa e perguntar qual a melhor forma de fazer isso. O importante é que o seu currículo seja mandado para o local certo e participe do processo seletivo.

E se você for chamada para uma entrevista?

Ótimo! E nada de pânico... Leia sobre a história da empresa onde está tentando uma colocação, vista-se adequadamente - evitando roupas muito coloridas - e prepare-se para responder a várias perguntas, com sinceridade, olho no olho. Talvez lhe perguntem qual o salário que você pretende receber. Seja realista: ele precisa ser compatível com a função para a qual você está se candidatando. Por isso, consulte antes os amigos e familiares. Faça o que se chama de "pesquisa de mercado".
Mãos à obra e boa sorte!
http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=567&idItem=3438&idsecao=13

http://zilandainformaticaeducativa.blogspot.com/

Nenhum comentário: