O Tempo

"As coisas mudam no devagar depressa dos tempos" (Guimarães Rosa)

"A vida é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo" (Victor Hugo)

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo" (Saramago)

Twitter de Frei Beto

Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Agostinho José Pereira


A historia de Agostinho deixa muita perguntas sem resposta. Pouco se sabe da vida dele, de onde veio, para onde foi. O que se sabe é que ele era um negro letrado e que fundou a primeira igreja protestante brasileira, e que essa igreja era negra. Sabe-se também que na sua trajetória política conheceu Sabino, o líder da revolta baiana conhecida como a sabinada. Ele participou da Confederação do Equador.

Um fato marcante na vida de Agostinho foi a sua prisão em 1846. Graças a esse episódio ficou registrado um pouco da sua vida, documentada na imprensa de Recife e em inquérito policial, que hoje são fontes de pesquisas resgatando o legado desse grande homem.

Não se sabe o que aconteceu com o pastor negro Agostinho José Pereira depois da sua prisão. Um jornal da época noticiara que Agostinho fora solto por habeas corpus impetrado pelo advogado Borges da Fonseca e que quando passava nas ruas acompanhado pelos seus discípulos a multidão gritava e assoviava.
Ao passar por Pernambuco em 1852, o naturalista inglês Charles B. Mansfield referiu-se ao mestre como um “Lutero negro”, que não sabia onde ele estava, mas tinha ouvido que tinha sido condenado a três anos de prisão ou fora deportado.

O Lutero Negro deixou um legado para a igreja e a sociedade brasileira.
Publicado por Missões Quilombo em 14 fevereiro 2011 às 13:42

André, se olharmos nesta  sua perspectiva a primeira igreja protestante no Brasil seria a Igreja dos calvinistas franceses que realizaram o primeiro culto protestante no Brasil em 1557. Só depois é que foi inaugurada pela corte de Nassau por volta de 1630, a Igreja Reformada Holandesa, a qual você cita.

Depois dessas houve varias tentativas: comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana no país, em 1811, Seguiram a implantação de igrejas de imigração: alemães trouxeram o luteranismo em 1824.

Agostinho José Pereira, fundou a primeira igreja protestante genuinamente brasileira, era de brasileiros e em língua portuguesa.

Entenda:

Em 1858, o reverendo Roberto Kalley fundou a Igreja Fluminense, episódio considerado pela história oficial como data de fundação da primeira igreja protestante do Brasil. A questão é que: oficialmente, se considera como a primeira igreja protestante por ter batizado o primeiro brasileiro, também organizou a primeira igreja protestante do Brasil em língua Portuguesa.
Em 1841, Agostinho José Pereira começou a pregar pelas ruas do Recife. Nasceu, assim, a primeira igreja protestante brasileira, a Igreja do Divino Mestre, com seus mais de 300 seguidores, negros e negras, todos livres e libertos.
Com relação a Agostinho, a sua historia não é só oral, ela foi documentada no jornal O Nazareno, de 31 de outubro de 1846, no Arquivo Público de Pernambuco e em outros documentos arquivados. O fato da história de Agostinho José Pereira se tornar oral e correr  pelo nordeste como uma espécie de beato, como você cita, foi justamente pela grandeza do seu impacto, depois de Agostinho surgiram vários outros Agustinhos, qualquer negro que aparecia mostrando a sua religiosidade era apelidado de Agostinho durante muito anos no nordeste brasileiro.

A historia de Agostinho José Pereira, o Lutero Negro, não é especulação ou interesse, e fato pesquisado e comprovado.

A respeito da sua citação: “faceta do Cristianismo é terrivelmente incondizente com a pessoa negra”. Acreditamos em um Cristianismo de Matriz Africana que contempla toda a dimensão da pessoa humana. Portando condizente para todos e todas.  Agradeço pelo seu comentário que engrandece o fórum.  

Bibliografia e Referências
HAHN, Carl. Estudos da Religião 2/Culto Protestante no Brasil: Breve histórico dos Cultos Evangélicos no Brasil. Imprensa Metodista. São Paulo, 1985.
O jornal O Nazareno, 1846
Arquivo Público de Pernambuco

Rotinas e Rupturas do Escravismo, Recife 1822-1850. (Editora Universitária-UFPE, 2002).

Fonte: http://negrosnegrascristaos.ning.com/group/mne/forum/topics/agostinho-jose-pereira

Nenhum comentário: